Como devo preparar a casa para receber meu coelho?

casacoelho

Tornar sua casa Ai?? prova de coelhos, isto Ai??, tornA?-la um ambiente seguro para seu amigo orelhudo, envolve trA?s coisas: 1) Ai??Impedir seu coelho de destruir sua propriedade; 2) Proteger seu coelho (s) companheiro de ferimentos; e 3) Fornecer ao seu coelho alternativas de mastigaAi??A?o seguras e divertidas. Por isso siga essas dicas importantes criando maior seguranAi??a ao preparar aAi??casa para receber meu coelho.

Por que Ai?? tA?o importante tornar sua casa Ai?? prova de coelho?

Prevenir coelhos de mascarem cabos elAi??tricos Ai?? de extrema importA?ncia, a fim de que nA?o se queimem ou sejam eletrocutados. As consequA?ncias de morder um fio elAi??trico sA?o muito graves para arriscar contar apenas com o treinamento do coelho. Ao vez disso, vocA? deve tomar medidas para deixA?-los fora de alcance. A seguir, elencamos dicas sobre como preparar aAi??casa para receber meu coelho.

Afinal, como faAi??o para manter fios elAi??tricos fora do alcance de orelhudos?

Em uma loja de ferragens qualquer, vocA? encontra vA?rias opAi??Ai??es de mangueiras para envolver os cabos. Uma soluAi??A?o eficiente e barata Ai?? o uso de conduAi??tes, os mesmos usados em instalaAi??Ai??es elAi??tricas:

cano

Caso o plugue esteja impedindo a passagem dos fios, vocA? pode usar um estilete para fazer um corte ao longo do conduAi??te. Embora esse seja um tubo considerado flexAi??vel, por ser um tubo sanfonado, ele apresenta certa resistA?ncia e a escolha de um envoltA?rio mais flexAi??vel pode ser mais interessante no caso de cabos movimentados Ai??regularmente, como de notebooks ou aspiradores de pA?. Contudo, leve em conta que o grau de dureza do plA?stico tambAi??m colabora para inibir ou atrair seu coelho a roA?-lo (coelhos parecem ter um apetite especial por materiais que sejam firmes e ao mesmo tempo macios, como borracha, silicone, couro, etc).

Lembre-se, finalmente, de que cabos podem ser colocados atrA?s ou acima de mA?veis e carpetes, mas jamais devem ser colocados sob tapetes e carpetes para se evitar risco de incA?ndios!

Como faAi??o para impedir meu coelho de comer as plantas da casa?

Muitas plantas em nossas casas sA?o tA?xicas. PendurA?-las ou colocA?-las em superfAi??cies altas, sobre as quais seu coelho nA?o seja capaz de saltar, resolvem esse problema (preste atenAi??A?o em mA?veis prA?ximos que possam facilitar o acesso: coelhos sA?o expoentes praticantes de parkour, e estA?o em constante evoluAi??A?o, principalmente nos primeiros anos de vida!*)

Algumas plantas tA?xicas comumente encontradas em casa (tA?xicas nA?o apenas para coelhos, mas tambAi??m para outros animais, crianAi??as e inclusive adultos desavisados)**:

Samambaia (Pteridium aquilinum )

plantas tA?xicas coelho

Lantana (Lantana camara)

plantas tA?xicas para o coelho

plantas tA?xicas para coelhos

Como faAi??o para proteger rodapAi??s e mA?veis de madeira?

Se um coelho insiste em mastigar rodapAi??s, bordas de cadeiras, etc, uma placa de madeira nA?o tratada pode ser colocada sobre os locais de tentaAi??A?o, tornando-os inacessAi??veis e fornecendo ao mesmo tempo uma superfAi??cie de mastigaAi??A?o aceitA?vel. A este mAi??todo deve-se aliar treinar o seu coelho para nA?o mastigar esses itens.

Como faAi??o para proteger mA?veis estofados e camas?

Estofados e camas que possuam vA?o embaixo fornecem esconderijos muito apreciados por orelhudos. No entanto, caso seu interior nA?o esteja lacrado, possua cobertura facilmente perfurA?vel e/ou o tamanho do vA?o permita ao coelho uma posiAi??A?o em que fique confortA?vel para morder e cavar, Ai?? provA?vel que seu coelho entre dentro do mA?vel e faAi??a ali seu ninho – no qual se sentirA? seguro e confortA?vel para roer sua estrutura, geralmente de madeira.

A soluAi??A?o Ai?? cobrir o fundo do mA?vel, assim mantendo a possibilidade de o coelho utilizar o espaAi??o exterior como esconderijo. Desmembrar uma caixa de papelA?o Ai?? uma opAi??A?o barata e eficiente em qualquer dos cenA?rio. Lembre-se de conferir a procedA?ncia da caixa, caso a esteja reutilizando. Se, por exemplo, a caixa foi anteriormente usada para o transporte ou armazenamento de produtos de limpeza ou outros tA?xicos, descarte-a! Outra soluAi??A?o barata, jA? para o caso de o vA?o ser baixo – o que limita a atuaAi??A?o dos dentAi??es -, Ai?? fechar esse fundo com tecido tnt e a ajuda de um grampeador de madeira, ou de tachinhas.

Como faAi??o para proteger as paredes?

Muitos coelhos se divertem roendo papeis de parede, e atAi?? mesmo reboco! Isso ocorre comumente em pontos em que alguma singularidade lhe propicie uma dentada inicial. SA?o exemplos: quinas, paredes ou papeis de parede esfolados, paredes texturizadas, etc. Ai??Ai?? possAi??vel ainda que o treinamento do seu coelho esteja no inAi??cio ou que nA?o esteja sendo efetivo (avalie se estA? fazendo algo errado, se trata-se de um orelhudo mais velho, com hA?bitos jA? consolidados e mais difAi??ceis de modificar, etc), e ele decida fazer seu banheiro onde nA?o deve, ocasionando manchas em alguma parede.

A primeira alternativa para se resolver o problema Ai?? colocar um mA?vel entre a parede e o coelho. As demais soluAi??Ai??es variam de acordo com quanto vocA? estA? disposto a gastar, ou Ai??abrir mA?o do decor, em prol do seu amigo. Caso vocA? nA?o se importe com estAi??tica, fixar uma folha de papelA?o ou uma placa de madeira nA?o tratada Ai?? uma A?tima soluAi??A?o.

Como impeAi??o um coelho que estA? chegando de hostilizar seu companheiro e vice-versa?

A apresentaAi??A?o de coelhos envolve vA?rias prA?ticas, por exemplo: 1) OrganizaAi??A?o de um primeiro encontro em territA?rio neutro, e 2) Aumento progressivo do tempo de convivA?ncia, conforme sua leitura da mutua aceitaAi??A?o entre eles (aos poucos um se acostuma com o cheiro do outro). Essa tarefe exige paciA?ncia e demanda perAi??odos de tempo variados.

* Coelhos idosos sA?o mais tranquilos. ConvAi??m inclusive revisar sua possibilidade de acesso a superfAi??cies altas das quais possa saltar e se machucar.

** InformaAi??A?o retirada do site

www.vetmauriciocobuci.com.br/clinica-de-coelhos-cuidado-o-perigo-pode-estar-no-seu-jardim

***Adaptado do texto Rabbit Proofing, disponAi??vel em

http://rabbit.org/faq-rabbit-proofing/

 

 

 

Posted in Blog and tagged , , .